quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

CARTEIROS PODEM REALIZAR PARALIZAÇÃO NESTA QUINTA-FEIRA

Sindicato contabiliza 130 carteiros entre Pelotas e Rio Grande (Foto: ) 
CLASSE RECLAMA QUE NÃO ACONTECEM CONCURSOS DESDE 2011

Uma assembleia a ser realizada às 19h desta quarta-feira (28), em Porto Alegre, deve bater martelo e confirmar a paralisação por tempo indeterminado, a partir da zero hora de quinta-feira, dos quase quatro mil trabalhados nos correios e telégrafos no Estado. A convocação é do Sindicato, o Sintect. que reivindica a abertura de concurso público e a entrega de cartas no período da manhã.

No primeiro caso, não há ingresso de novos carteiros há quatro anos, segundo o presidente da subsede na Região Sul, Henrique Andrade Torales. Sobre a entrega matutina, o sindicalista diz que o assunto é discutido desde 2013 e até agora a solicitação não foi atendida.

Em Rio Grande, Torales disse que está prevista uma manifestação nesta quinta-feira, quando será entregue uma carta aberta à comunidade, informando os motivos da mobilização. "Tem carteiros sofrendo agressão por causa do atraso nas entregas, mas um carteiro tem que fazer entregas em mais duas ou três zonas além da sua", concluiu.

Na Noiva do Mar são cerca de 50 funcionários para um população de mais de 200 mil habitantes. Em Pelotas, 80 carteiros são responsáveis pela entrega de cartas a 340 mil pessoas. "Se não houver contratação, a tendência é a privatização da estatal, que poderá terceirizar o serviço. Mas não é isso que queremos e, sim, melhores condições de trabalho." Torales conta que a norma da empresa de entregar cartas a partir da tarde levou ao ponto de alguns funcionários do nordeste do país a ficar com câncer de pele.

A assessoria de comunicação dos Correios, em Porto Alegre, prepara uma nota de esclarecimento.

INFORMAÇÕES E FOTO : CÍNTIA PIEGAS/DP

Nenhum comentário: