domingo, 25 de janeiro de 2015

FISCALIZAÇÃO APERTA O CERCO AOS DESMANCHES

JF_8222 
A PARTIR DE AGOSTO/2015 SOMENTE FIRMAS REGULARIZADAS PODERÃO COMERCIALIZAR PEÇAS VEICULARES

 Ao comprar uma peça para automóvel ou motocicleta você confere a procedência? Embora a resposta afirmativa seja cada vez mais frequente, ainda existem os que preferem não fiscalizar a origem dos equipamentos. Seja pelo preço abaixo do mercado ou por confiança no revendedor. Para impedir a continuidade do mercado ilegal, o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS) intensificou a fiscalização da regularização dos desmanches em todo o Estado. E ainda fez mais: lançou um portal na internet para busca de peças nas empresas credenciadas, ampliando o acesso aos estabelecimentos regularizados.

Em Pelotas, nenhum Centro de Desmanche de Veículos (CDV) aparece na lista disponível pelo site. Os três locais cadastrados no município estão na fase anterior ao credenciamento, mas em breve devem constar no portal. Segundo a Assessoria de Comunicação do Detran, o prazo para as inscrições encerrou em agosto de 2011. Não há previsão de data para novos cadastros.

Sancionada em julho de 2007, a lei 12.745 regulamenta a venda de peças provenientes de veículos adquiridos em leilões. Apenas em 2011 foi aprovada a regulamentação do texto, adiando o processo de regularização. O prazo para o término das adequações pelos proprietários termina em agosto deste ano. Até lá, os três pontos de venda em Pelotas deverão possuir todas as orientações inclusas na lei.

INFORMAÇÕES: CAROLINA MARASCO

Nenhum comentário: