terça-feira, 28 de abril de 2015

QUASE 500 ALUNOS ESTÃO SEM MERENDA EM SÃO MARCOS

 
IMAGEM: RBS TV
ESCOLA ORIENTA QUE ALUNOS LEVEM MERENDA DE CASA PARA O COLÉGIO
 
Cerca de 500 alunos estão sem merenda escolar em uma instituição estadual de São Marcos, na Serra do Rio Grande do Sul, desde a última semana. 

Segundo a direção da escola, a medida foi tomada porque há apenas uma funcionária para fazer a limpeza do local e ainda cozinhar para os estudantes, como mostra a reportagem do Bom Dia Rio Grande, da RBS TV (veja o vídeo).
Na hora do intervalo, os pratos são colocados na mesa, mas não há comida. A administração da Escola Estadual Maranhão afirma que o ideal seriam quatro funcionários trabalhando na instituição. As novas contratações foram pedidas mas, até agora, não ocorreram.

“Foi sinalizado esse problema junto a CRE [Coordenadoria Regional de Educação] desde dezembro. Porém, nos foi dito que a contratação ocorreria fevereiro. De fevereiro passou para março, de março passou para abril. Como não aconteceu, em reunião, foi decidido que, a partir do dia 23 [de abril], não teria mais merenda” aponta Valquiria Risson, diretora da escola.

“É ruim não ter porque as vezes a gente esquece de trazer de casa. a da escola faz a diferença”, aponta a estudante Alana Zanella, de 17 anos.

A merenda na escola estadual é municipalizada, ou seja, o governo estadual repassa recursos para o município, que faz a compra dos alimentos. Com isso, a direção alega que as refeições não poderiam ser substituídas por lanches prontos, devido ao alto custo.

A Coordenadoria Regional de Educação (CRE) informou que a medida tomada pela direção da escola foi acertada porque a funcionária que fazia a merenda era contratada para limpeza, e isso caracteriza desvio de função. Eles estão analisando o que município pode fazer para que os estudantes não fiquem sem a merenda.

INFORMAÇÕES: G1/RS

Nenhum comentário: