quarta-feira, 5 de agosto de 2015

PELOTAS FOI SEDE DO 3º ENCONTRO DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS

 
PELOTENSES CONTAM COM MAIS DE 40 MÉDICOS DO PROGRAMA 

Profissionais da área da Saúde de Pelotas, Capão do Leão, Morro Redondo e Arroio do Padre reuniram-se na manhã desta quarta-feira (5) no III Encontro Loco Regional Macro Sul, do Programa Mais Médicos. O evento ocorreu no auditório do Programa DST/Aids, sob coordenação do Ministério da Educação em parceria com a Universidade Federal  do Rio Grande (FURG).

Duas reuniões se realizaram paralelamente – uma com profissionais da Saúde e a outra com gestores do Programa, coordenada pelo médico professor da FURG Sandro Oliveira, com a participação de representantes de Pelotas e dos municípios vizinhos.

Segundo avaliação da secretária da Saúde Arita Bergmann, “há grande expectativa do Município, diante dos anúncios feitos pelo Governo Federal, quanto à possibilidade de receber mais especialidades”.

Pelotas aderiu ao Mais Médicos desde sua implantação em 2013. Hoje conta com 43 profissionais pelo programa federal e atingiu ampliação de cobertura à saúde familiar de cerca de 30% para 69%. No Estado, fora a capital, o município é a localidade que recebe maior volume de recursos, porque ampliou as estratégias. Arita explica que foram necessários, além dos médicos, serviços conjuntos de equipes integradas por enfermeiros e agentes comunitários. Aqui, foi priorizada a saúde preventiva.

O coordenador Oliveira atribui ao Mais Médicos a redução das internações por causas sensíveis à internação primária, e vê com otimismo a expansão do Programa, viabilizando a ampliação do acesso à saúde familiar.

Devido à realização do evento, UBSs reduziram o atendimento nesta quarta-feira. Quinta, a situação estará normalizada. O encontro prossegue até o dia 20 deste mês, sediado em outros municípios.

INFORMAÇÕES: PREF. MUN. DE PELOTAS/JORNAL TRADIÇÃO

Nenhum comentário: