sexta-feira, 28 de agosto de 2015

PROJETO VISA AMPLIAR CULTIVO DA SOJA

A meta é colher 100 sacos por hectare, enquanto a Região Sul 
tem média de 34 sc/ha (Foto: Infocenter DP) 
FOTO: INFOCENTER/DP
META É COLHER EM TORNO  DE 100 SACOS POR HECTARE,
MÉDIA NA REGIÃO SUL É DE 34 SACOS POR HECTARE

O crescimento mais expressivo das áreas de soja em rotação com o arroz está localizado na Região Sul do Estado. Atualmente essas áreas representam aumento de 30% só no último ano, estimada em 64 mil hectares.
Como principais vantagens dessa parceria estão a incorporação de nutrientes no solo, e consequentemente melhoria dessa estrutura física, auxílio no controle de pragas e doenças, que minimizam o uso de agrotóxicos, e potencialização para a alta produtividade.

Atualmente, a média produtiva da oleaginosa na região está em 34 sacos por hectare, por isso está sendo trabalhado pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) o Projeto Soja 6000, em que a meta de produtividade é 100 sc/ha, 6.000 kg/ha.

Segundo o gerente da Estação Experimental do Arroz do instituto, Rodrigo Schoenfeld, apesar do salto para a mudança parecer muito alto para a região, a técnica não é difícil. “Basta fazer o certo, na hora certa”, declara o pesquisador, ao se referir à escolha da cultivar, época de semeadura e técnicas de manejo.

Hoje o projeto será apresentado para arrozeiros da região e poderão ser definidas quatro propriedades referência para validação das técnicas ainda nesta safra. O encontro será na sede do Irga em Pelotas, rua João Manoel, 301, coordenado pelo 2º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nate), às 14h.

Estarão presentes produtores dos municípios de Pelotas, Capão do Leão, Rio Grande, Arroio Grande, Jaguarão e Santa Vitória do Palmar. O diretor comercial do Irga, Tiago Sarmento Barata, destaca que o impacto econômico positivo da soja é evidente nas áreas de arroz e acredita que a oleaginosa deve se consolidar em um índice entre 30 e 50% nas áreas do arroz, que ultrapassam os 175 mil hectares na Zona Sul.

 INFORMAÇÕES: CÁSSIA MEDRONHA/DIÁRIO POPULAR

Nenhum comentário: