FOTO: DIEGO VILELA
EMENDA QUE A REDUÇÃO DE 30% DA PAVIMENTAÇÃO A FUNDO PERDIDO
Um grupo de moradores de parte dos 35 trechos de rua que receberão pavimentação na cidade estão mobilizados para convencer a Prefeitura de Canguçu a entrar com uma contrapartida no projeto de execução e, com isso, diminuir o investimento dos proprietários de imóvel.
Na segunda-feira (19), ocorreu uma reunião entre vereadores, a Comissão Especial de Obras do município, o prefeito Gerson Nunes, o secretário de Planejamento e Urbanismo, Beto Boemeke, e o engenheiro Ramatiz Camargo. O grupo de moradores foi representado por Darci Ramson, Ademar Elerth e Zé Ronca.
De acordo com o engenheiro Ramatiz Camargo,
a empresa responsável pelo calçamento fornecerá o pavimento, o meio-fio
e mais a calçada. O investimento está na casa dos R$ 3,7 milhões. O
Poder Executivo obteve, junto ao Banco de Desenvolvimento do Rio Grande
do Sul (BADESUL), R$ 3 milhões para a obra. Em contrapartida, os
moradores deverão pagar os R$ 700 mil restantes.
O prefeito Gerson Nunes descartou a
possibilidade de entrar no financiamento, uma vez que a administração é
responsável somente pela contratação da empresa que prestará o serviço.
Ele ainda alerta que a pavimentação tem um prazo para ser concluída,
conforme contrato, e poderá ter um acréscimo de 25% no valor final. Além
disso, alegou que os recursos já estão comprometidos com o transporte
escolar e o combustível para máquinas e veículos.
Durante a reunião, os moradores reforçaram
que o valor da manutenção das ruas é muito alto e nem todos têm
condições de contribuir.
Na mesma linha de argumentação, o vereador
Arion Braga (PP) apresentou na Câmara, na segunda-feira (19), uma
emenda aditiva ao projeto de pavimentação para que a Prefeitura assuma
30% do valor total da obra.
Aprovada pela maioria dos colegas, a
emenda considera que, para determinação do valor individual da
contribuição de melhoria, seja reduzido 30% a fundo perdido do custo
final do projeto, o equivalente a mais de R$ 1,2 milhão.
INFORMAÇÕES: CANGUÇU ON LINE
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