domingo, 19 de outubro de 2014

CHUVAS NÃO IMPEDEM HOMENAGENS A NOSSA SENHORA DE GUADALUPE

A fé foi mais forte do que a chuva na manhã deste domingo (Foto: Paulo Rossi - DP)
FOTO: PAULO ROSSI
Programação da Arquidiocese de Pelotas teve início às 7h com missa na Catedral Metropolitana São Francisco de Paula

 Com o tema "Com Maria, aflitos te procurávamos", foi realizada na manhã deste domingo, a 29ª Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe. A Chuva não impediu que milhares de fiéis, oriundos de várias cidades da região, como Rio Grande, Bagé e Porto Alegre, comparecessem ao Santuário localizado na Cascata.
A programação da Arquidiocese de Pelotas teve início às 7h com missa na Catedral Metropolitana São Francisco de Paula, seguida da procissão motorizada e acolhida das caravanas no Largo da Cascata. Centenas de fiéis ainda participaram da procissão a pé, que subiu a Colina do Santuário para dar início a Celebração Eucarística.

Em razão da forte chuva, a Missa Campal, marcada para às 10h, começou com cerca de 15 minutos de antecedência. O arcebispo metropolitano, Dom Jacinto Bergmann abordou a temática da Campanha da Fraternidade 2014: "Fraternidade e Tráfico Humano" e a Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos sobre a família "Os Desafios Pastorais da Família no Contexto da Evangelização", que teve a terceira edição encerrada neste domingo, no Vaticano. O encontro com o Papa Francisco teve início no último dia 5.
Sozinhos ou em grupos, os romeiros demonstravam muita fé e emoção ao receber Nossa Senhora com muitos cânticos e orações. O casal Samira da Silva e Jonas Hoffmann demonstrou a devoção pela santa homenageada levando os gêmeos de poucos meses para Missa Campal.

Carlos Gouveia, 73, morador do Jardim América disse que é devoto da santa e que carrega a sua imagem ano após ano, quando comparece no Santuário. "Sempre fui católico, carrego a imagem sempre, onde eu for ela anda junto, é a minha santa protetora e sempre tudo que eu precisei ela me ofereceu", disse.
Raquel Pinto, 31 e seu marido Rafael Machado, 29, levaram a pequena Isabelli de 1,2 ano, vestida de anjinho para agradecer por uma graça alcançada. "Ela veio ano passado bebê e esse ano viemos com ela pagar uma promessa. Acho que a fé move montanhas e nossa vida já mudou bastante", destacou Raquel.
Muito emocionada e com os olhos cheios de lágrimas, Cátia Soares Nunes ouvia atentamente as palavras de Dom Jacinto. Acompanhada de seu esposo, Luis Elpidio Nunes e familiares, Cátia levou o pequeno Arthur de 1,1 ano, para agradecer um pedido atendido por Nossa Senhora.

A caminhada de cerca de 25 quilômetros, rumo ao Santuário, marcada para meia-noite de sábado foi cancelada em função do mau tempo. Mesmo assim, dezenas de romeiros foram vistos pela manhã, caminhando pela BR-392 durante o percurso da reportagem.

Oração a Nossa Senhora de Guadalupe

"Ave Maria de Guadalupe, Padroeira de toda a América, Estrela da Evangelização, Mãe das Comunidades. Fazei que o anúncio do Evangelho se torne carne no coração do nosso povo. Renovai a esperança libertadora dos pobres. Ensinai ricos, sábios e poderosos a partilhar com seus irmãos. Intercedei junto do Pai, para que, por Jesus e no Espírito Santo, índios, brancos e negros vivam a Boa Nova da Comunhão e participação na grande fraternidade dos filhos de Deus, nesta terra e na glória do céu. Amém".

INFORMAÇÕES: JOAN VIEIRA

Nenhum comentário: