terça-feira, 31 de março de 2015

A PARTIR DE QUARTA-FEIRA INICIAM AS NOVAS REGRAS DO SEGURO-DESEMPREGO

Adaptação ainda poderá ser feita em abril, explica Alexandre Bubolz (Foto: Jô Folha - DP) 
FOTO: JÔ FOLHA
HOJE(TERÇA)É O ÚLTIMO DIA PARA REQUERER O SEGURO-DESEMPREGO
PELAS REGRAS ANTERIORES

Acelerar o atendimento ao pedido de seguro-desemprego e reforçar a segurança das informações sobre os trabalhadores. É o que sustenta a medida do governo federal, que obriga empresas a preencherem pela internet o requerimento do benefício de dispensa de seus funcionários. A partir desta quarta-feira (1) passa a valer a determinação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), de acordo com resolução do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat).

Os atuais formulários - guias verde e marrom - impressos em gráficas serão aceitos na rede de atendimento do MTE até esta terça-feira. No site do MTE já está em funcionamento o Empregador Web, por onde serão realizados os pedidos. A ferramenta permite a inserção de dados para o requerimento de seguro-desemprego e comunicação de dispensa, de forma individual ou coletiva. O aplicativo está disponível no Portal Mais Emprego, do MTE.

Que trabalhadores têm direito ao benefício?

Medidas Provisórias 664 e 665 seguem em vigor. Para pedir pela primeira vez o seguro-desemprego, o trabalhador deverá comprovar vínculo empregatício de 18 meses com a empresa - o que dará direito a quatro parcelas do benefício. Em caso de segunda solicitação, o tempo de trabalho deverá ser de, no mínimo, 12 meses. Então, na terceira vez que for solicitado o benefício, a prestação de serviços poderá ser equivalente a seis meses.

 INFORMAÇÕES: RENATA GARCIA

Nenhum comentário: