segunda-feira, 27 de abril de 2015

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE INICIA NESTA SEGUNDA-FEIRA

Em imagem de arquivo de maio de 2014, pessoas aguardam a vez na fila para vacinação contra a gripe no Centro de Especialidades da prefeitura de Pelotas; vacinação começa nesta segunda em 2015 (Foto: Jô Folha - Infocenter DP) 
FOTO: JÔ FOLHA
VACINA DEVERÁ ATENDER UM GRANDE NÚMERO DE PESSOAS
 
A Secretaria de Saúde (SMS) recebeu na última quarta-feira, do Ministério da Saúde, mais de 22,6 mil doses de vacina contra o vírus da gripe. A Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza inicia nesta segunda-feira (27) e se estenderá até o dia 22 de maio. No Rio Grande do Sul, a campanha começa uma semana mais cedo do que nos demais estados do país. 

"É importante que as pessoas procurem se imunizar o quanto antes, pois a vacina demora algum tempo até fazer efeito", salienta a gerente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde (SMS), Maria Regina Reis Gomes. Nesta edição não há novidades em comparação ao ano passado quanto aos grupos prioritários para os quais a vacina é destinada: crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde e portadores de doenças crônicas (como doenças respiratórias, do coração, baixa imunidade, entre outras).
 
A dose trivalente, que protege contra os três tipos mais comuns de vírus Influenza (A H1N1, A H3N2 e B), estará liberada aos interessados na Unidades Básica de Saúde (UBS) mais próxima a sua residência e no Centro de Especialidades. Os doentes crônicos precisam apresentar atestado médico com o diagnóstico ou receita de medicamentos atualizada.
A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus Influenza que provoca febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo e mal-estar. O maior problema do Influenza são as complicações, como otites e pneumonias, que podem levar à internação e até mesmo ao óbito. O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação será 9 de maio.

 INFORMAÇÕES: DIÁRIO POPULAR

Nenhum comentário: