quarta-feira, 10 de junho de 2015

PRORROGADA ATÉ O FINAL DE SEMANA A VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

Vacinação contra a gripe é prorrogada até o final de semana 
FOTO: PEDRO VENTURA
META É ATINGIR 80% DE CRIANÇAS,GESTANTES E IDOSOS

 Dados do município indicam que até o início desta semana foram imunizados  76,2 % da população alvo. O percentual chegou perto da meta de 80%, mas ainda assim a Secretaria de Saúde resolveu permanecer com a campanha nos pontos de vacinação conforme orientação do Ministério da Saúde.

Segundo o balanço realizado no final das datas oficiais da campanha, a adesão das gestantes à vacinação contra gripe é a menor até o momento, com 65,8 %, seguido pelos grupos de crianças com 67,6% e dos idosos com 77,7%. Entre os públicos-alvo da campanha, essas categorias são as mais propensas a contrair o vírus da gripe, no entanto foram as que tiveram as porcentagens mais baixas. Acredita-se que esse índice seja um atraso de informação por parte da população.

A Secretaria de Saúde informa que a vacina contra influenza é segura, pois os vírus estão mortos e replicados. É eficaz na prevenção de complicações e casos graves de gripe, mas esclarece também que seu efeito só agirá no organismo após 15 dias da data de imunização, podendo apenas produzir uma resposta imunológica protetora.

A vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.
Além de imunizar a população contra a gripe A (H1N1), a campanha também irá proteger a população contra outros dois tipos do vírus: Influenza H3N2 e B.

A transmissão da influenza se dá por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Pode ocorrer, ainda, por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas da boca, olhos ou do nariz.

Diagnóstico e tratamento

Em caso de contágio, a orientação a população é que se procure pelos serviços de saúde - mesmo quem tenha se vacinado - para realização de teste especifico para detectar o vírus causador da gripe.

O tratamento é feito com uso de medicamento fosfato de Oseltamivir (Tamiflu), disponível nas unidades de saúde. É importante que o tratamento seja administrado nas primeiras 48 horas após aparecerem os sintomas, e tem duração de cinco dias.

Diferença entre gripe e resfriado

A gripe é causada pelo vírus da Influenza e provoca febre alta, dores pelo corpo que, freqüentemente, deixam o indivíduo debilitado. A recuperação completa pode durar até uma semana e pode complicar com pneumonia e em alguns casos até mesmo ao óbito.

Já o  resfriado é causado por diversos outros tipos de vírus, têm sintomas parecidos, porém muito leves, suaves e com menor duração. Não há caso de febre, mas pode vir acompanhado de tosse, dor de garganta, dor no corpo, coriza, etc.

INFORMAÇÕES: CLÁUDIA PERES/PREF. MUN. DE CANGUÇU

Nenhum comentário: