sexta-feira, 24 de outubro de 2014

COMEÇA A CASTRAÇÃO GRATUITA DE ANIMAIS EM RIO GRANDE

A expectativa agora é a aquisição do Castramóvel, que está em análise na Câmara de Vereadores (Foto: Marcus Maciel - DP) 
FOTO: MARCUS MACIEL
A expectativa agora é a aquisição do Castramóvel, que está em análise na Câmara de Vereadores 

Os donos de animais de pequeno porte em Rio Grande e sem condições para custear a castração já podem comemorar. O Programa Amigo Animal, da Coordenadoria dos Direitos dos Animais, oferece gratuitamente a operação às pessoas que se enquadrem nos pré-requisitos sociais e econômicos. A expectativa agora é a aquisição do Castramóvel, que está em análise na Câmara de Vereadores.

O programa do Executivo conta atualmente com uma clínica cadastrada para executar o serviço, mas até o fim do mês pelo menos mais uma deve receber permissão para o trabalho, segundo o responsável pela Coordenadoria, Bruno Bozzetti. De acordo com ele, há uma lista de pessoas pré-cadastradas interessadas em realizar a castração em seus animais. Devido à alta demanda, Bozzetti explica que convoca cerca de 30 interessados em um intervalo de 15 dias para preencher o termo de autorização para a operação, entre outros documentos, e esclarecer dúvidas sobre o procedimento com a veterinária da clínica habilitada.

Castramóvel
 
Realidade em outras cidades do país, o Castramóvel está perto de também sair do papel em Rio Grande. O investimento para o veículo que permitirá a castração em diferentes pontos está estimado em R$ 180 mil e sendo buscado junto à Secretaria de Município do Meio Ambiente. Para viabilizar o valor, o projeto aguarda para ser aprovado o crédito suplementar da secretária na Câmara de Vereadores, conforme Bozzetti. A intenção é de que o Castramóvel facilite a vida dos moradores da periferia da cidade ou de localidades distantes do centro, como o Cassino e a Querência. "Queremos tornar o trabalho itinerante e com uma programação para atender todos os locais", defende Bozzetti.

Conferência Municipal

Neste mês acontece a Primeira Conferência Municipal da Defesa dos Direitos Animais, nos dias 12 e 13. O evento será realizado no Salão Nobre da prefeitura e contará com uma plenária para discutir e aprovar o regimento interno da Coordenadoria, indicar membros para compor o Comitê Gestor de Defesa dos Direitos dos Animais e realizar diálogo e discussão sobre políticas públicas voltadas para o tema.

Cadastros
 
Para quem quiser se pré-cadastrar na lista para a castração do seu animal, basta ligar para o número (53) 3233-6080. Para cadastrar o animal é preciso estar inserido no Cadastro Único e possuir renda familiar de até três salários mínimos. Aqueles que desejarem inserir cães comunitários no programa devem se comprometer com os cuidados pós-operatórios.
 
INFORMAÇÕES: CAMILA COSTA

Nenhum comentário: